Neuropsicologia

Neuropsicologia é uma especialidade da psicologia, caracterizada como a interface entre a psicologia e a neurociência. Tem como objetivo principal compreender os processos neurais e suas funções, investigando seus efeitos sobre o comportamento, podendo criar hipóteses diagnósticas e auxiliar no diagnóstico neurológico através da aplicação de testes psicométricos padronizados e bateria de avaliação neuropsicológica qualitativa.

Público-Alvo

  • Crianças e adolescentes: avaliação neuropsicológica de possíveis transtornos de aprendizagem e disfunções cerebrais como o transtorno do déficit de atenção, dislexias, autismo, retardos mentais, superdotação, dentre outros; reabilitação e habilitação cognitiva.
  • Adultos: avaliação neuropsicológica das funções mentais comprometidas em lesões/traumas cerebrais ou doenças degenerativas; reabilitação e habilitação cognitiva.

Campo de Atuação

  • Avaliação Neuropsicológica:  Utilização de testes psicológicos padronizados e validados pelo Conselho Federal de Psicologia; Instrumentos de avaliação Neuropsicológica Qualitativa.
  • Intervenção Neuropsicológica: Reabilitação e Habilitação Cognitiva. Tem como objetivo estimular pacientes a desenvolver habilidades não desenvolvidas e/ou a recuperar ou superar funções que foram comprometidas.

Outras Especialidades

Cirurgia Ginecológica Laparoscópica / Robótica

Radiologia Intervencionista

Ultrassonografia

Neuropsicologia

Neurocirurgia

Medicina do Sono

Fisioterapia – Uroginecológica

Cirurgia Oncológica

Coloproctologia

Cuidados Paliativos

Infectologia

Ortopedia

Fonoaudiologia

Cirurgia Geral

Angiologia/ Cirurgia Vascular

Fisioterapia

Anestesiologia

Psicologia

Odontologia

Nutrição

Farmácia

Enfermagem

Urologia

Reumatologia

Radiologia

Proctologia

Pneumologia

Otorrinolaringologia

Neurologia

Nefrologia

Mastologia

Hepatologia

Ginecologia

Geriatria

Gastroenterologia

Endocrinologia

Clínica da dor

Cirurgia torácica

Cirurgia Plástica

Cirurgia de cabeça e pescoço