Neuropsicologia é uma especialidade da psicologia, caracterizada como a interface entre a psicologia e a neurociência. Tem como objetivo principal compreender os processos neurais e suas funções, investigando seus efeitos sobre o comportamento, podendo criar hipóteses diagnósticas e auxiliar no diagnóstico neurológico através da aplicação de testes psicométricos padronizados e bateria de avaliação neuropsicológica qualitativa.
Público-Alvo
- Crianças e adolescentes: avaliação neuropsicológica de possíveis transtornos de aprendizagem e disfunções cerebrais como o transtorno do déficit de atenção, dislexias, autismo, retardos mentais, superdotação, dentre outros; reabilitação e habilitação cognitiva.
- Adultos: avaliação neuropsicológica das funções mentais comprometidas em lesões/traumas cerebrais ou doenças degenerativas; reabilitação e habilitação cognitiva.
Campo de Atuação
- Avaliação Neuropsicológica: Utilização de testes psicológicos padronizados e validados pelo Conselho Federal de Psicologia; Instrumentos de avaliação Neuropsicológica Qualitativa.
- Intervenção Neuropsicológica: Reabilitação e Habilitação Cognitiva. Tem como objetivo estimular pacientes a desenvolver habilidades não desenvolvidas e/ou a recuperar ou superar funções que foram comprometidas.