Novembro Azul: AMO apoia campeonato nacional de HPE25

Regata com campeões mundiais e velejadores olímpicos incentiva a prática esportiva no mês de conscientização sobre o câncer de próstata e dedicado à saúde masculina

“A gente se move pela causa”. Com esse slogan dentro das ações do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, a AMO apoia o 17° Campeonato Brasileiro de HPE25, uma das classes de veleiros que mais crescem no Brasil. Entre os dias 1º e 5 de novembro, 30 embarcações de diversos estados e com campeões mundiais e velejadores olímpicos mudarão a paisagem da Baía de Todos os Santos.
“Apoiamos as atividades que estimulam o movimento em prol da saúde e, mais uma vez, abraçamos o Novembro Azul, dedicado à conscientização sobre esse tipo de câncer, o primeiro em incidência (exceto pele não melanoma) entre os homens e o segundo em causa de morte, atrás do tumor de pulmão”, diz o oncologista Augusto Mota, coordenador do Serviço de Urologia Oncológica da AMO.
Para o triênio 2020-2022, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 65.840 novos casos, correspondendo a 29,2% dos tumores no sexo masculino. A Bahia terá 6.130 ocorrências, sendo 1.090 em Salvador. O oncologista Augusto Mota reafirma a importância do diagnóstico precoce, capaz de elevar as chances de cura para mais de 90%.
Campeonato

A regata é uma iniciativa do Aratu Iate Clube, que investe no desenvolvimento da vela baiana e na promoção de competições náuticas, com a Escola de Vela para crianças e adolescentes e a realização de eventos de grande porte, como a Regata Aratu-Maragojipe. O Campeonato Brasileiro de HPE25 também tem o patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), Dasa, Hospital da Bahia, Porto Salvador Marina, Magma Yachts e Quantum Sails.

A programação é dividida em duas etapas. De 1° a 3 de novembro, haverá regatas, receptivos e show de abertura no Porto Salvador Marina, no Comércio. A 2ª etapa acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro, com as regatas finais, premiação e show de encerramento, no Aratu Iate Clube, em Simões Filho. Mais detalhes: www.classehpe.com.br.

Foto: Aline Bassid/Balaio_Site ClasseHPE

Leia também

Câncer Colorretal: Sua saúde depende de escolhas diárias

Câncer de colo de útero: Fatores de risco e como se prevenir

Vamos falar sobre Leucemia: O câncer que atinge o sangue

Fome fisiológica ou fome emocional? Descubra a diferença

De olho no intestino: mudanças podem indicar doenças inflamatórias

Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn são as duas principais formas de Doenças Inflamatórias Intestinais, que acometem cerca de 10 milhões de pessoas no mundo; não têm cura, mas podem ser melhor controladas se diagnosticadas e tratadas precocemente

Pesquisa mostra que 89% das pessoas fazem automedicação no Brasil

No Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos – 5 de maio – especialistas alertam para riscos do uso indiscriminado, o que pode ser irreversível e até levar à morte; pacientes em tratamento contra o câncer precisam de maior atenção