A densitometria óssea é um exame que, utilizando radiação ionizante e adquirindo imagens de ossos do corpo, mede o grau de densidade mineral óssea. Rotineiramente, a densitometria avalia a densidade mineral óssea da coluna lombar e da região proximal do fêmur, áreas clinicamente relevantes por estarem mais sujeitas ao risco de fraturas e suas complicações. O procedimento é o método de referência para a quantificação e diagnóstico de osteopenia e osteoporose, sendo utilizado também, dentre outros possíveis motivos, na avaliação de doenças osteometabólicas e em terapia prolongada com esteroides/hormonioterapia.
A utilização do método de densitometria por dupla emissão de raios-X (DEXA) na avaliação da composição corporal, permite a medida tanto da massa óssea quanto do conteúdo corporal de gordura e massa magra (músculos).
Para realização do exame, o paciente se deita em uma maca com alguns dispositivos para posicionamento dos braços e pernas, sendo de fácil realização. O exame não causa nenhum tipo de dor ou desconforto físico e produz baixa exposição à radiação. O exame, na maioria das vezes, demora entre 5 a 10 minutos para ser realizado.
Orientações Gerais
Cuidados
Exames de Densitometria