O mapeamento corporal total com dermatoscopia digital consiste em exame de grande utilidade na detecção precoce do melanoma. Está indicado para pacientes com múltiplos nevos (pintas), nevos atípicos (irregulares) e para aqueles que possuem história pessoal ou familiar de melanoma. Também podem se beneficiar pacientes de pele, cabelos e olhos claros, múltiplas efélides (sardas), história de queimaduras solares e de outros tipos de câncer de pele.
Utilizamos o protocolo em duas etapas:
A primeira consiste na realização de fotografias de toda a superfície corpórea em posições padronizadas (mapeamento corporal total), permitindo, em exames subsequentes, a identificação de novas pintas ou mudanças no aspecto macroscópico (olho nu) das pintas já existentes anteriormente. Essa etapa é fundamental, já que a maioria dos melanomas é uma lesão que surge como uma “pinta nova” na pele.
Na AMO, utilizamos aparelho da marca Fotofinder, (sinônimo de qualidade, segurança e alta tecnologia na captação e armazemanento de imagens digitais de pele) que possui uma torre automatizada acoplada a câmera fotográfica de alta resolução. Esse dispositivo permite que a etapa do mapeamento corporal seja realizada de forma ágil, segura e confortável para o paciente.
A segunda etapa do exame é a dermatoscopia digital quando, após a seleção das pintas a serem acompanhadas, é realizada a dermatoscopia das mesmas, através de um dermatoscópio digital acoplado ao aparelho, e as imagens são armazenadas em software específico para comparação ao longo do tempo. Esta etapa serve para detectar melanomas que surgem da transformação maligna de nevos e, também, diagnosticar melanomas incaracterísticos, cujo único critério é o padrão de mudança ao longo do tempo.
Após a interpretação das imagens por um dermatologista especialista no método, o paciente recebe um laudo com todas as imagens, assim como orientação se há ou não alguma lesão que deve ser removida. Preconizamos, de uma maneira geral, o primeiro reexame comparativo em 6 meses e, a seguir, anualmente, mas tudo de acordo com do grau de risco de cada paciente. Nesse seguimento, as lesões são novamente fotografadas e comparadas lado a lado na tela do aparelho, permitindo visualizar mesmo as mudanças mais sutis. Esse acompanhamento periódico das imagens é fundamental para o sucesso do método.
Quando bem indicado e realizado por um profissional treinado, o mapeamento corporal total com dermatoscopia digital aumenta as chances de detecção precoce do melanoma, câncer de pele que pode dar metástase e levar ao óbito quando não diagnosticado em estágio inicial, além de reduzir a remoção desnecessária de pintas benignas.
Orientações:
- São realizadas fotografias do corpo todo para avaliar as lesões, portanto, vir de roupa íntima ou biquini/sunga de menor tamanho possível;
- Homens deverão aparar os pêlos do corpo com máquina, apropriada para esse fim, ou tesoura. evitar lâmina pois pode irritar e atrapalhar o exame;
- Não fazer uso de maquiagem, filtro solar ou hidratante no dia do exame;
- Remover esmalte;
- Trazer algo para prender os cabelos;
- Trazer laudos de biópsias e exames anteriores, assim como o pen drive do mapeamento anterior, se houver.
Obs:
- No dia do agendamento é necessário apresentar documento de identificação com foto;
- Chegar 30 minutos antes do horário agendado;
- Não é exigido acompanhante;
- O tempo do exame dependerá da quantidade de sinais que o mesmo tenha;
- O laudo com imagens em pendrive é disponibilizado após 05 (cinco) dias úteis;
- Não é necessário restrição alimentar;
- Local da entrega do exame – Setor de entrega de exames 1º andar AMD.