A mamografia é o principal exame para o rastreamento do câncer de mama em mulheres a partir de 40 anos. Entretanto, a identificação de nódulos em mamas densas ainda é uma limitação da mamografia digital convencional (2-D), pois as lesões podem ser ocultadas pelo tecido fibroglandular denso. A tomossíntese mamária ou mamografia 3-D, adicionada a técnica mamográfica surge como opção de imagem da mama para reduzir a sobreposição de tecidos, permitindo aumento na capacidade de detectar anormalidades.
A AMO Medicina Diagnóstica possui mamógrafo digital de campo total que oferece melhor definição das imagens das mamas, com menor dose de radiação, e que também realiza a tomossíntese mamária.
Na tomossíntese a paciente é posicionada no mamógrafo de forma semelhante à mamografia e são obtidas múltiplas projeções da mama enquanto o raio X é emitido pelo equipamento que percorre um movimento angular, possibilitando avaliar a mama em diversas “fatias”.
Posteriormente, as imagens produzidas corte a corte são avaliadas em computadores específicos, em comparação com a mamografia digital convencional (2D).
Importante salientar que a dose de radiação da tomossíntese associada a mamografia digital, não excede a dose glandular média de segurança.
Orientações Gerais
- No dia do atendimento é necessário apresentar documento de identificação com foto, carteira do convênio, solicitação original do exame com data, carimbo, CID e assinatura médica;
- Este exame é realizado somente com solicitação médica;
- Trazer exames anteriores relacionados a mama: mamografias, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas e resultados de punções ou biópsias das mamas e axilas. Sempre trazer os laudos, as imagens impressas e o pendrive com as imagens, se houver. A realização de laudo comparativo é importante e pode dar informações essenciais para a conduta do seu médico assistente;
- Paciente menor de 18 anos deverá estar acompanhado de um adulto responsável;
- Chegar 30 minutos antes do horário agendado.
Cuidados
- Não fazer uso de nenhum produto como talco, desodorante ou creme nas mamas e nas regiões das axilas, por exemplo: Leite de Rosas, Pomada Minancora, Hipoglós, Bepantol, Pasta D’água etc.
- Objetos de metal que estejam sobre a área de estudo devem ser retirados;
- O exame não poderá ser realizado se a paciente estiver usando aparelhos de Mapa 24h e Holter 24h;
- Não há necessidade de interromper a amamentação;
- Por utilizar radiação ionizante, a mamografia deve ser evitada em pacientes grávidas, exceto quando clinicamente justificado e explícito no pedido médico. Em tais casos, é recomendada a proteção do abdome com avental de chumbo;
- Mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez devem aguardar confirmar a ausência de gravidez para realizar a mamografia (esperar a menstruação ou procurar o seu médico para receber orientações específicas);
- Exame realizado em qualquer dia do ciclo menstrual. De preferência, recomenda-se marcar a mamografia do quinto ao décimo dia do ciclo menstrual contando-se a partir do primeiro dia da menstruação, pois as mamas são menos doloridas nesse período, ou em período determinado pelo médico solicitante.
Nomes do Exame de Tomossíntese Mamária
- Tomossíntese Mamária
- Mamografia digital com Tomossíntese
- Mamografia 3D
- Mamografia tomográfica
Unidade que realiza este exame
- AMO Medicina Diagnóstica
Obs: Para consultar a unidade que realiza este exame mais perto de você assim como cobertura do seu plano de saúde ou valor de exame particular entre em contato com nossa central de atendimento.