A densitometria óssea é um exame que, utilizando radiação ionizante e adquirindo imagens de ossos do corpo, mede o grau de densidade mineral óssea. Rotineiramente, a densidade óssea avalia a densidade mineral óssea da coluna lombar e da região proximal do fêmur, áreas clinicamente relevantes por estarem mais sujeitas ao risco de fraturas e suas complicações. O procedimento é o método de referência para a quantificação e diagnóstico de osteopenia e osteoporose, sendo utilizado também, dentre outros possíveis motivos, na avaliação de doenças osteometabólicas e em terapia prolongada com esteroides/hormonioterapia.
A utilização do método de densitometria por dupla emissão de raios-X (DEXA) na avaliação da composição corporal, permite a medida tanto da massa óssea quanto do conteúdo corporal de gordura e massa magra (músculos).
Para realização do exame, o paciente se deita em uma maca com alguns dispositivos para posicionamento dos braços e pernas, sendo de fácil realização. O exame não causa nenhum tipo de dor ou desconforto físico e produz baixa exposição à radiação. O exame, na maioria das vezes, demora entre 5 a 10 minutos para ser realizado.
Orientações Gerais
- No dia do atendimento é necessário apresentar documento de identificação com foto, carteira do convênio, solicitação original do exame com data, carimbo, CID e assinatura médica;
- Trazer resultados de exames anteriores de imagem da região a ser estudada com laudos, imagens impressas e CD/DVD dos exames se houver, para estudo comparativo;
- Paciente menor de 18 anos deverá estar acompanhado de um adulto;
- A depender da vestimenta do paciente, forneceremos roupa específica para o exame para maior conforto;
- Chegar 30 minutos antes do horário agendado.
Cuidados
- Não há necessidade de jejum;
- Objetos de metal que estejam sobre a área de estudo devem ser retirados;
- Por utilizar radiação ionizante, a realização do exame deve ser evitada em pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez, salvo em situações clínicas bem específicas e indicadas pelo médico assistente;
- Não ingerir cálcio nem polivitamínicos nas 24 horas que antecedem o exame;
- Recomenda-se agendar o exame de densitometria apenas 07 dias após a realização de estudos que utilizaram contraste venoso.
Exames de Densitometria
Densitometria óssea (um segmento)
Densitometria óssea coluna e fêmur (dois segmentos)
Densitometria óssea do corpo inteiro (avaliação de massa óssea ou de composição corporal)
Unidade que realiza este tipo de exame
AMO Medicina Diagnóstica
Obs: Para consultar cobertura do seu plano de saúde ou valor de exame particular entre em contato com nossa central de atendimento.