A dermatoscopia é um método diagnóstico não invasivo que auxilia na avaliação das lesões de pele, cabelos e unhas. É uma ferramenta indispensável na dermatologia e na oncologia cutânea.
O aparelho que utilizamos para realizá-la é o dermatoscópio, um instrumento portátil que pode ser, através de adaptadores, acoplado aos smartphones e câmeras fotográficas para armazenamento de imagens quando necessário.
O dermatoscópio, além do aumento da lesão, permite, através de um sistema de luzes, a visualização de estruturas mais profundas da pele.
O principal emprego da dermatoscopia é no diagnóstico precoce dos diversos tipos de câncer de pele. Ela nos permite identificar lesões malignas em estágios iniciais que seriam impossíveis de serem reconhecidas a olho nu. Porém, seu uso não se restringe ao diagnóstico dos tumores, pois, a cada dia, mais padrões dermatoscópicos vêm sendo descritos também em doenças inflamatórias e infecciosas.
É fundamental uma correta análise e interpretação dos padrões observados através da lente do dermatoscópio. Em mãos experientes esse exame aumenta a acurácia do diagnóstico, evita cirurgias desnecessárias e identifica lesões neoplásicas em fase precoce, possibilitando tratamentos menos invasivos.