O moderno laboratório de função pulmonar da AMO dispõe de diversos exames capazes de avaliar o desempenho do sistema respiratório do indivíduo.
A espirometria e a pletismografia são testes usados para medir fluxos (velocidade de entrada e saída do ar), volumes e capacidades pulmonares, além da resistência das vias aéreas. A medida da difusão do monóxido de carbono (DLCO) afere a transferência dos gases do alvéolo até o interior das hemácias.
Estes testes são fundamentais na investigação de sintomas como tosse, chiado, falta de ar, na detecção e acompanhamento das principais enfermidades respiratórias como asma, bronquite crônica, enfisema e fibrose pulmonar por diversas causas. Além da importância diagnóstica, a avaliação da função pulmonar é útil também na estratificação de gravidade dos distúrbios ventilatórios e no monitoramento da resposta ao tratamento instituído.
Os exames de função pulmonar estão indicados ainda na avaliação pré-operatória, principalmente, em pacientes com histórico de tabagismo e naqueles candidatos à cirurgia de ressecção pulmonar.
Orientações Gerais
Exames realizados
Obs: