Tomossíntese Mamária


A mamografia é o principal exame para o rastreamento do câncer de mama em mulheres a partir de 40 anos. Entretanto a identificação de nódulos em mamas densas ainda é uma limitação da mamografia digital convencional (2-D), pois as lesões podem ser ocultadas pelo tecido fibroglandular denso. Neste subgrupo de pacientes a necessidade de reconvocação para realizar avaliações adicionais (taxa de “recall”) é alta e deve-se, principalmente, a sobreposição de tecido fibroglandular que pode tanto obscurecer uma lesão existente como mostrar uma lesão que nada representa.

A tomossíntese mamária ou mamografia 3-D, adicionada a técnica mamográfica surge como opção de imagem da mama para reduzir a sobreposição de tecidos, permitindo aumento na capacidade de detectar anormalidades.

A AMO Medicina Diagnóstica possui mamógrafo digital de campo total que oferece melhor definição das imagens das mamas, com menor dose de radiação, e que também realiza a TOMOSSÍNTESE MAMÁRIA.

Na tomossíntese a paciente é posicionada no mamógrafo de forma semelhante à mamografia e são obtidas múltiplas projeções da mama enquanto o raio X é emitido pelo equipamento que percorre um movimento angular, possibilitando avaliar a mama em diversas “fatias”.

Posteriormente, as imagens produzidas corte a corte são avaliadas em computadores específicos, em comparação com a mamografia digital convencional (2D).

Importante salientar que a dose de radiação da tomossíntese associada a mamografia digital, não excede a dose glandular média de segurança.

Estudos que compararam a mamografia digital de campo total isoladamente com a mamografia digital de campo total associada a tomossíntese mostraram que, quando a tomossíntese é utilizada, há aumento na taxa de detecção do câncer de mama, em especial a forma invasiva, diminuição dos resultados falso positivos da mamografia e redução da taxa de “recall”.

Os estudos mostraram que há evidências suficientes de que a tomossíntese mamária tem um importante papel no rastreamento do câncer de mama.

Informações adicionais da rotina do exame de Mamografia/ Tomossíntese mamária podem ser obtidas na leitura do texto explicativo da “MAMOGRAFIA” nesta homepage.

Não há recomendações específicas após a realização do procedimento de Mamografia/ Tomossíntese mamária. Se necessário, nossa equipe estará disponível para esclarecimentos e orientações específicas.

 

Orientações Gerais

  • No dia do atendimento é necessário apresentar documento de identificação com foto, carteira do convênio, solicitação original do exame com data, carimbo, CID e assinatura médica;
  • Este exame é realizado somente com solicitação médica;
  • Trazer exames anteriores relacionados a mama: mamografias, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas e resultados de punções ou biópsias das mamas e axilas. Sempre trazer os laudos, as imagens impressas e o CD/DVD com as imagens, se houver. A realização de laudo comparativo é importante e pode dar informações essenciais para a conduta do seu médico assistente;
  • Paciente menor de 18 anos deverá estar acompanhado de um adulto responsável;
  • Chegar 30 minutos antes do horário agendado.

 

Cuidados

  • Não fazer uso de nenhum produto como talco, desodorante ou creme nas mamas e nas regiões das axilas, por exemplo: Leite de Rosas, Pomada Minancora, Hipoglós, Bepantol, Pasta D’água etc.
  • Objetos de metal que estejam sobre a área de estudo devem ser retirados;
  • O exame não poderá ser realizado se a paciente estiver usando aparelhos de Mapa 24h e Holter 24h;
  • Não há necessidade de interromper a amamentação;
  • Por utilizar radiação ionizante, a mamografia deve ser evitada em pacientes grávidas, exceto quando clinicamente justificado e explícito no pedido médico. Em tais casos, é recomendada a proteção do abdome com avental de chumbo;
  • Mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez devem aguardar confirmar a ausência de gravidez para realizar a mamografia (esperar a menstruação ou procurar o seu médico para receber orientações específicas);
  • Exame realizado em qualquer dia do ciclo menstrual. De preferência, recomenda-se marcar a mamografia do quinto ao décimo dia do ciclo menstrual contando-se a partir do primeiro dia da menstruação, pois as mamas são menos doloridas nesse período, ou em período determinado pelo médico solicitante.

 

 Exames de Tomossíntese Mamária

  • Tomossíntese Mamária
  • Mamografia digital com Tomossíntese
  • Mamografia 3D
  • Mamografia tomográfica
AGENDAMENTO ONLINE

Em qual cidade deseja ser atendido?

O que deseja marcar?


Selecione as informações abaixo para marcar um exame



Para marcar uma consulta selecione uma especialidade ou um médico



Nossa equipe entrará em contato para realizar sua marcação, Obrigado!



Marcar consulta ou exame

UNIDADES

AMO Itaigara
Centro Odonto-Médico Linus Pauling,
Rua Altino Serbeto de Barros, 119 - 12º andar, Salvador - BA,
CEP: 41.830-907
Tel/Fax: (71) 3311-6500
AMO Rio Vermelho
Rua João Gomes, 225, Rio Vermelho,
Salvador - BA, CEP: 41.950-640
Tel/Fax: (71) 3311-6500
AMO Hospital da Bahia
Av. Professor Magalhães Neto, 1541,
Bloco A - Sala 01 - Hospital da Bahia,
Pituba, Salvador - BA, CEP: 41.810-011
Tel/Fax: (71) 3417-3150
AMO Vitória da Conquista
Av. Otávio Santos, N 227, Centro Médico Otávio Santos - Recreio
Vitória da Conquista CEP 45.020-210
Tel: (77) 3229-2200
AMO Santo Antônio de Jesus
Av. Roberto Santos, 96, 3º piso,
Itaguari Shopping Center Day Hospital,
Centro, CEP: 44.440-900
Tel/Fax: (75) 3162-2300
AMO Ilhéus
Av. Soares Lopes, 1266, Cidade Nova,
Ilhéus - BA, CEP: 45.652-065,
Tel/Fax: (73) 3231-9192
AMO Feira de Santana
Av. Getúlio Vargas, N 844, Ed. Meddi, 3 andar - Centro
Feira de Santana CEP 44.075-155
Tel: (75) 3025-9800
AMO ONCO HEMATOS (Aracaju)
Rua Itabaiana, 945 - São José,
Aracaju - SE, CEP: 49015-110
Tel: (79) 2105-9900
AMO IMAGO
Av. Reitor Miguel Calmon, 1210 , 1° andar, sala 114 - 2° andar, sala 216 Centro Médico do Vale, Vale do Canela
Salvador-Bahia. CEP: 40.110.100
Tel: (71) 3339-1000

CENTRAL DE ATENDIMENTO

71 3311.6500

CENTRAL DE ATENDIMENTO

71 3311.6500

FALE CONOSCO

Envie suas dúvidas, opiniões, críticas e/ou sugestões...

FALE CONOSCO

Envie suas dúvidas, opiniões,
críticas e/ou sugestões...

REDES SOCIAIS

REDES SOCIAIS